
O que é Geoparque?
Geoparques são territórios reconhecidos pela UNESCO, com limites bem definidos e uma população que tenha identificação e pertencimento a esses limites. São áreas geográficas únicas e unificadas, possuidoras de locais geológicos de relevância científica internacional, e que também possuam um interesse cultural, paisagístico, arqueológico e/ou histórico. Nesses territórios, a “memória da Terra” é conservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade.
Objetivos
- *Conservar, valorizar e promover o patrimônio geológico, ou seja, os locais que guardam a “memória da Terra”, e suas ligações com o patrimônio biótico e cultural;
- *Promover o turismo responsável, sustentável e de base local como motor de um desenvolvimento econômico, social e humano, respeitando as características originais do território;
- *Trabalhar a educação ambiental e patrimonial, para que crianças e jovens se tornem conhecedoras do seu entorno, valorizando suas características naturais e culturais.
Quem somos?
A gestão do projeto é feita pela Prefeitura Municipal de Prudentópolis, através das Secretarias de Turismo, Cultura, Educação e Meio Ambiente, com apoio do IAT (Instituto de Águas e Terras – SEDEST), a Secretaria do Estado da Cultura (Coordenação do Patrimônio Cultural), a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), a UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e Secretaria Estadual de Turismo.
Criação do Grupo de Trabalho - Decreto Municipal

– Para que um Geoparque atinja seus objetivos é necessário atuar em três frentes: Educação, Conservação e Geoturismo.
– A educação desempenha um papel fundamental em um Geoparque, pois tem o potencial de promover a conscientização, o entendimento e a apreciação da geodiversidade e do patrimônio cultural presente no território. Por meio de materiais educativos, aulas práticas e exposições.
– A conservação atua por meio da sensibilização e envolvimento da comunidade local, na gestão de áreas protegidas e seu uso sustentável, assim como, no monitoramento contínuo e nas pesquisas científicas para entender melhor os processos geológicos, a cultura, história, biodiversidade e os ecossistemas presentes no território.
– O Geoturismo impulsiona o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e diversificação das fontes de renda para as comunidades. Os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre os processos geológicos e as conexões entre esses elementos e o meio ambiente.
Por que Prudentópolis?
O município possuí Geosítios relevantes que contam a história da Terra através de seus afloramentos, pedreiras, cavernas, e além disso, possuí uma riquissima cultura que agrega no desenvolvimento do Projeto.
Alguns Pontos Importantes
