GeoEducação
Cartilha Sensibilização Turística - 2024
A 6ª edição da cartilha sobre informações referentes ao município de Prudentópolis, foi elaborada e pensada com objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes em idade escolar, bem como, toda sociedade para que conheçam a história de nosso município, sua cultura, gastronomia, fé e os atrativos turísticos.
O objetivo da elaboração da cartilha “Prudentópolis: Sua Natureza, Nossa Cultura” é levar de maneira lúdica e interativa todas as belezas naturais, a cultura e a história aqui construídas. A intenção é agregar a todos que tenham acesso a este material conhecimentos e aprendizados acerca de nossa própria identidade, assim como perceber e conhecer o potencial turístico que Prudentópolis apresenta.
Este material foi elaborado e pensado para dar apoio às escolas, consta na grade curricular da rede de ensino de Prudentópolis o conteúdo específico sobre “Educação Turística” a ser trabalhado nos componentes curriculares do planejamento dos professores(as). Este material proporcionará suporte pedagógico e informativo para o trabalho em sala de aula.
Visita Técnica das Escolas municipais no
Geossítio Pinheiro de Pedra
A Secretaria de Educação Municipal, através das Escolas Municipais promoveu uma visita técnica ao Geossítio Pinheiro de Pedra, localizado na comunidade de Ponte Nova. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar este patrimônio geológico de 250 milhões de anos, aprender sobre a história natural da região e compreender a importância da preservação ambiental. Essa iniciativa visa enriquecer o conhecimento dos alunos e fortalecer os laços entre a educação e o patrimônio natural local de Prudentópolis.
Como resultado das visitas técnicas, os alunos e professores produziram maquetes do geossítio.
Geoconservação
Tombamento Pinheiro de Pedra
O sítio geológico e paleontológico está referenciado pelas Coordenadas Geográficas 25º22’09.36”S e 51º00’56.78”O e trata-se de uma área composta por 12.579,80 m² (doze mil, quinhentos e setenta e nove metros quadrados e oitenta centímetros quadrados), de propriedade do município, com matrícula no Registro de Imóveis da Comarca de Prudentópolis número 24834. O bem, popularmente designado como “Pinheiro de Pedra”, caracteriza-se por apresentar exemplares de lenhos fósseis que estão inseridos em rochas sedimentares (siltitos, folhelhos e arenitos finos) da Formação Teresina – Grupo Passa Dois, com idades entre 250 e 260 milhões de anos, da Bacia do Paraná.
Estes lenhos fósseis são de coníferas primitivas, da típica flora de Glossopteris do Período Permiano, onde as massas continentais da Terra convergiram, formando um megacontinente – o Pangea – que era circundado por um imenso oceano – o Panthalassa. As coníferas, hoje representadas por ciprestes, sequoias, araucárias, pinus, entre outras, apareceram durante o Período Carbonífero e se espalharam durante o Período Permiano pelo interior do Pangea, e muitas áreas foram dominadas por florestas. Os lenhos fósseis encontrados nesse sítio apresentam-se em excepcional estado de preservação, mantendo por vezes a integridade dos troncos com cerca de 10 metros de comprimento e vestígios estratigráficos que ajudam a compreender o Permiano no Paraná.

Geoturismo
Georoteiro - Caminho de São Miguel Arcanjo
A rota turística religiosa Caminho de São Miguel Arcanjo é uma jornada fascinante que se estende por 120 km dentro de Prudentópolis, contemplando 24 encantadoras localidades rurais. Esse percurso espetacular é pontuado por inúmeras igrejas, templos, grutas, mirantes e belas paisagens, criando uma atmosfera única de espiritualidade. Além das igrejas, a rota contempla deslumbrantes atrativos naturais, que incluem cachoeiras gigantes, mirantes panorâmicos e paisagens de tirar o fôlego. Mas não é apenas a natureza que compõe a riqueza do Caminho de São Miguel Arcanjo. Os museus, os sistemas faxinalenses (comunidades tradicionais) e a vivência com os moradores locais também são atrativos culturais que enriquecem essa experiência.